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Cangaço Trevoso é um RPG que combina a rica cultura popular nordestina com uma atmosfera sombria e fantástica. O jogo transporta os jogadores para a era dos cangaceiros, marcada pela violência e pela constante luta por sobrevivência, em um cenário onde lendas e mitos ganham vida de maneira visceral. Inspirado nas expressões artísticas do Nordeste, como o cordel, a embolada e o repente, a narrativa cria um contraste fascinante entre o lirismo poético e o horror sobrenatural.
O sertão do jogo é moldado pela “Maledicência”, uma maldição mística que distorce a realidade, despertando forças espirituais e criaturas do imaginário popular. Nesse ambiente, fé, coragem e medo são elementos centrais das histórias, colocando os personagens diante de desafios tão naturais quanto sobrenaturais. Aventure-se nesse jogo que celebra a resistência sertaneja e a riqueza do folclore brasileiro, convidando os jogadores a explorar o Nordeste de forma épica, intensa e reimaginada.
O sistema de Cangaço Trevoso é narrativo e acessível, inspirado na tradição oral do sertão nordestino. Focado na construção de histórias por meio de argumentação e resolução de cenas, utiliza dados (2d6) e fichas narrativas, permitindo que a fluidez e a criatividade dos jogadores guiem o enredo. O Mestre, cria a narrativa, ponderando as argumentações e tomando decisões finais, garantindo a coesão da história.
A criação de personagens é baseada em Atributos Maiores (como Parrudez e Destreza), Menores (como Força e Saúde), competências e arquétipos de "Maledicência", que concedem poderes únicos. O jogo incentiva narrativas com começo, meio e fim, limitando os personagens a 10 níveis de evolução. Após uma campanha, novos personagens podem surgir com heranças dos anteriores, mantendo a continuidade da história.
Com um sistema simples e direto, Cangaço Trevoso facilita a imersão, sendo ideal para novos jogadores que buscam uma experiência com ênfase na narrativa e na interação criativa.
Pernambucano radicado na Paraíba, é Game Designer e produtor independente de RPG desde 2003. Criou jogos como POI, Capangas Cyberpunk, Punch Up! Movies e Morte S/A.